Você sabe o que é a Petrobras?
Quem pensa em ter uma carreira sólida deve se preocupar em começá-la em um ambiente promissor. Por isso mesmo, se você está buscando um programa para começar como jovem aprendiz, escolha uma empresa com boas referências e com um quadro de profissionais respeitado. Já pensou em trabalhar como Jovem Aprendiz Petrobras?
Para que não sabe, a Petróleo Brasileiro S. A (ou Petrobras) é a uma empresa de exploração e produção, refinamento, comércio e transporte de petróleo e seus derivados. Empresa de capital aberto, porém cujo maior acionista é o Governo Federal brasileiro. Renomada e respeitada internacionalmente, a Petrobras é uma das empresas mais lucrativas da América Latina.
Ficou interessado? Aqui você encontra e tira todas as dúvidas sobre como se tornar um jovem aprendiz Petrobras e, ainda, encontra informações úteis sobre outras possibilidades de trabalhar na Petrobras.
Como funciona o Programa Jovem Aprendiz Petrobras?
Com o intuito de se adequar à Lei do Aprendiz, do ano 2000, a Petrobras criou o seu programa de aprendizagem, fornecendo formação profissional aos jovens de baixa-renda. O programa tem duração de dois anos, com jornada de trabalho de 20 horas semanais, dividido em: formação básica durante quatro meses (oferecida nas instituições sociais conveniadas à Petrobrás); curso de qualificação profissional durante nove meses (no SENAI) e um curso de vivência profissional, com acompanhamento profissional, realizado na Petrobras.
Benefícios de se trabalhar na Petrobrás: contrato em Carteira de Trabalho (assinado pela instituição conveniada); salário mínimo; auxílio-alimentação e vale-transporte.
Quais são os pré-requisitos para participar do Programa Jovem Aprendiz Petrobras?
Entre 15 e 18 anos, caso pretenda vagas em setor administrativo;
Entre 17 e 9 meses e 21 anos e 11 meses, para quem pretende se candidatar a vagas nas refinarias e laboratórios de pesquisa;
Estar em situação de vulnerabilidade social (é checada a renda familiar e exigida a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal);
Estar regularmente matriculado e frequenta no sistema de ensino regular.
Inscrição e Seleção
Para se inscrever ao jovem deve procurar uma instituição social conveniada à Petrobras. Para consultar quais são essas instituições acesse http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/qualificacao-profissional/programa-petrobras-jovem-aprendiz/. A seleção dos jovens é realizada por essas instituições conveniadas.
Programa Estágio Petrobras
Agora se você não é um jovem de baixa-renda, mas tem interesse em trabalhar na Petrobras, saiba que existe o programa de estágio na Petrobras. É pré-requisito que o jovem esteja cursando ensino médio ou bacharelado em instituições de ensino que exigem estágio, para isso deve apresentar uma declaração da instituição comprovando a exigência.
As regras para seleção variam de acordo com as necessidades de cada unidade da Petrobras, por isso você deve ficar atento à abertura dos processos seletivos nas unidades mais próximas. Para verificar quais são eles acesse http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/estagios/ e faça a busca.
Outras oportunidades
Há ainda o Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos, que fornece bolsas de estudo para estudantes dos níveis: técnico, graduação e pós-graduação. Para ver as instituições de ensino conveniadas, acesse http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/qualificacao-profissional/programa-petrobras-de-formacao-de-recursos-humanos/.
Profissões de Futuro, através desse programa a Petrobras entra em contato com as instituições de ensino e apresenta aos alunos do último ano do ensino fundamental e de níveis médio e técnico profissões da área petrolífera, muitas vezes desconhecidas para a grande maioria dos jovens. Para saber mais, acesse rel=”nofollow” http://www.profissoesdefuturo.com.br/ .