Jovem Aprendiz SENAI

0

Você sabe o que é o SENAI?

senaiPara se candidatar a uma vaga de menor aprendiz no SENAI, primeiro, você precisa entender um pouco melhor o que é o SENAI. Só a partir de uma compreensão mais acentuada é que você vai conseguir se preparar para tentar uma vaga no SENAI e, consequentemente, conseguir ingressar no mercado industrial brasileiro.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma escola de formação profissional que oferece capacitação para o mercado de trabalho através da educação profissional e serviços tecnológicos, gerando inovação tecnológica para a indústria brasileira.

Inaugurado no ano de 1942, o SENAI conta com 809 unidades operacionais e oferece cerca de 3 mil cursos alcançando 28 áreas industriais.

A gratuidade no oferecimento de aprendizagem industrial é uma orientação institucional do SENAI e consta em seu regimento, assim sendo os jovens que se tornam aprendizes do SENAI não devem pagar nenhum valor por seus cursos. E os jovens matriculados em cursos de aprendizagem do SENAI (sejam eles contratados por uma empresa ou não) estão dispensados de apresentar autodeclaração de baixa renda, pois os cursos são custeados pelas empresas que são obrigadas por lei a ter uma cota de aprendizes em seu quadro de funcionários.

O que você precisa para se tornar um menor aprendiz do SENAI?

Os cursos de aprendizagem do SENAI são destinados aos jovens com idade entre 14 e 24 anos, no entanto às unidades podem oferecer vagas específicas para uma idade determinada. Por exemplo, podem oferecer um curso voltado apenas para jovens com idade entre 14 e 16 anos, dentre outras possibilidades.

No momento da inscrição em um processo seletivo do SENAI, o candidato terá que comprovar:

  • 1) Esta matriculado e frequente na escola (apenas para quem não terminou o ensino médio e o limite de idade não se aplica a candidatos portadores de deficiências);
  • 2) Apresenta a idade mínima e máxima para se matricular;
  • 3) Tem a escolaridade mínima exigida para o curso que esta oferecido;
  • 4) Não participa de nenhum outro curso oferecido pelo SENAI.

Como funciona a jornada de trabalho e o contrato – SENAI?

O contrato de trabalho terá duração máxima de 2 anos, contemplando a formação teórica e prática do aprendiz. Para firmar o contrato de trabalho são exigidos do jovem aprendiz: RG, CPF, CTPS e comprovante de matrícula escolar (caso não tenha concluído o ensino médio).

A jornada de trabalho pode variar entre 4 e 6 horas diárias, dependendo, é claro, do contrato firmado com o aprendiz. Não pode nunca exceder às 6 horas diárias. Exceto nos casos em que o aprendiz já tiver completado o Ensino Fundamental. Nesses casos a jornada pode alcançar às 8 horas diárias, mas deve contemplar também a formação teórica do aprendiz.

 

Quais são os benefícios do SENAI?

  • 1) Todos os cursos de aprendizagem do SENAI são gratuitos, ou seja, o jovem recebe formação profissional de qualidade e não tem que pagar nenhum valor;
  • 2) Salário: o jovem aprendiz SENAI tem direito ao salário mínimo/hora;
  • 3) Vale-transporte para se locomover de sua residência, para atividades teóricas e práticas;
  • 4) Férias coincidentes com recesso escolar;
  • 5) Comprovante de conclusão do curso de aprendizagem, que você poderá anexar aos seu currículo;
  • 6) FGTS de 2%, enquanto dos demais trabalhadores o valor descontado do salário é de 8%, o desconto dos jovens aprendizes é de apenas 2%.
  • 7) Seguro-desemprego em caso de rompimento ou cessação do contrato antes do tempo previsto, caso o contrato seja cumprido até o fim o benefício não se aplica;

 

Como funciona o processo seletivo do SENAI?

Para se inscrever em um curso de aprendizagem do SENAI é preciso passar por um processo seletivo, mas antes de falarmos sobre o processo seletivo temos que mencionar que a oferta de cursos, pelo SENAI, se dá de duas maneiras:

  • 1) Os aprendizes são indicados por empresas para compor uma turma de aprendizagem, no entanto tem que atender os pré-requisitos do SENAI;
  • 2) O SENAI oferta um curso ou vagas remanescentes da opção 1 para candidatos da comunidade local.

Em ambos os casos o processo seletivo pode compreender: análise curricular e provas de conhecimentos gerais e específicos. As regras específicas de cada processo seletivo são decididas e publicadas em editais pelas representações regionais do SENAI.

Agora que você já tem todas as informações sobre o programa jovem aprendiz SENAI, para ter acesso aos processos seletivos atuais entre no site do SENAI no seu estado e descubra os cursos ofertados na sua cidade.

Leave a Reply

© 2013 Cursos Pela Internet. All rights reserved.
Orgulhosamente Desenvolvido por Ciências Contábeis.